Os portugueses do Brasil

Os portugueses do Brasil
Que língua você fala?

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Vida Maria


CLIQUE E ASSISTA ...

“Vida Maria” é um curta-metragem em 3D, lançado no ano de 2006, produzido pelo animador gráfico Márcio Ramos, que venceu inúmeros festivais nacionais e internacionais no ano de seu lançamento. Com apenas nove minutos de exibição, o curta denuncia a ausência de escolarização e as condições precárias de vida de várias gerações de mulheres do sertão cearense. A animação acompanha a rotina da personagem “Maria José”, uma menina que se diverte aprendendo a escrever o nome, mas que é obrigada pela mãe a abandonar os estudos e começar a cuidar dos afazeres domésticos.
“Maria José” é apenas mais uma Maria que deixou de lado os estudos e se dedicou à casa, ao marido e aos filhos, vivendo em estado de auto-anulação, onde sua vontade e seus sonhos não ultrapassam a cerca da casa onde vive. O filme de Márcio Ramos explora as limitações e a falta de perspectiva que essas mulheres enfrentam durante toda a sua vida, se repetindo por diversas gerações.
Mais que isso, “Vida Maria” transborda os limites do sertão, aproximando-se também das mulheres pobres urbanas, que da mesma forma que “Maria José” vivem a mercê do marido, cuidando da casa e dos filhos.

Este filme merece ser visto e discutido por nordestinos, brasileiros e pessoas do mundo inteiro.






4 comentários:

  1. Boa noite Gilse! Visite meu blog,estou aprendendo a arrumar, inclusive mexi e o video ficou sem funcionar.Vou mexer novamente para ele voltar a funcionar.Bjo Mari.

    ResponderExcluir
  2. O seu blog está lindo e cheio de coisas interessantes e enriquecedoras. Esse vídeo então... simplesmente lindo e emocionante.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  3. Yres, 2º A / Matutino.
    Achei o vídeo interessante, pois mostra diretamente a ausência de escolaridade das mulheres.
    Mostra também, o motivo pelas quais são obrigadas a abandonar os estudos, tendo, como Ex: cuidar da casa, dos filhos e do marido.
    Dando a entender, que o único emprego q uma mulher pode ter é o de secretaria do lar, nada alem disso.

    ResponderExcluir