Oi pessoal do 3 ° ano A de Nova Fátima
Nesta unidade estudamos sobre o Pré- Modernismo no Brasil. Gostaria que vocês conceituassem o que vem a ser então esse movimento, através de uma breve introdução, já que tenho outros questionamentos.
Observe a fotografia dos habitantes de Canudos aprisionados pelas tropas federais em 1897.
Caracterize as circunstâncias sociais da formação do arraial de canudos e o contexto histórico de sua destruição.
Observe a imagem.
Em sua opinião quem realmente foi esse homem? Que papel ele desempenhou na Guerra de Canudos?
Erik Castro, Ricardo Bonfim, Wellison Maia, Yure Alencar.
ResponderExcluirAntonio Conselheiro se tornou um líder espiritual conseguindo uma grande quantidade de seguidores em busca de uma vida digna, dentre eles milhares de sertanejos, índios, escravos e camponeses, que se estabeleceram em uma fazenda abandonada à beira do rio Vaza-Barris,formando o Arraial de Canudos e vivendo de maneira quase socialista. Ele iniciou sua peregrinação contra adversidades e problemas socioeconômicos do Nordeste, pregava o não pagamento dos impostos e o não cumprimento das leis e ainda criticava o sistema repúplicano defendendo a monarquia, como seus ideais eram contrários ao governo, foram mandadas várias expediçoes militares para destruir o Povoado de Canudos que teve seu fim em 1897.
Arnaldo Netto, Fagner Moreira, Ruane Oliveira e Yandra Queiroz
ResponderExcluirÉ implantada a Republica no Brasil em 1889,essa que conhecemos como uma política coronelista e diversos adjetivos que fugiam da democracia pregada pela própria republica.Devido o alto poder concentrado nas mãos dos coronéis eles passaram a comandar seus domínios de forma autoritária, o que provocou a dispersão de diversos jagunços(homens armados que trabalhava para os coronéis)que não tinha para onde ir passando fome.A seca que se alastrava pelo nordeste foi uma fator fundamental para a miséria existente em 1893.
Eis que nesse período surge um “messias” assim denominado pelo povo, Antonio Conselheiro,pregando palavras Cristãs dando a pás de espírito necessária para um povo vivendo em miséria, onde passava arrastava multidões.
Antônio Conselheiro chegou em 1893 a uma velha fazenda abandonada no sertão baiano e ali liderou a formação de Canudos.Logo a cidade tornou se a terceira mais da Bahia,é importante dizer que a população vivia num sistema comunitário, em que as colheitas, os rebanhos e o fruto do trabalho eram repartidos. Só havia propriedade privada dos bens de uso pessoal. Não havia cobrança de impostos nem autoridade policial. A prostituição e a venda de bebidas alcoólicas eram rigorosamente proibidas.
Esse caráter “socialista”, com a isenção de imposto, passa a preocupar o governo. Mais como acabar com isso? Que argumentos usar para destruir canudos? Antonio Conselheiro bebia dos princípios monarquista,é importante ratificar que ele não defendia a monarquia duramente era apenas um admirador,esse pretexto foi usado para a política adotada pelo governo de acabar com canudos. Os inimigos da comunidade de Canudos diziam que ali viviam fanáticos, loucos e monarquistas. A história tradicional repetiu essas acusações como se fossem verdades absolutas. Assim, não considerava que um dos principais motivos que uniam os sertanejos de Canudos era a necessidade de fugir da fome e da violência.
Como as tropas dos coronéis locais e do governo estadual baiano não conseguiram esmagar as forças de Canudos, o governo federal entrou na luta. Várias tropas militares enviadas pelo poder central foram derrotadas. Um poderoso exército de 7 mil homens foi organizado pelo próprio ministro da Guerra. Canudos foi completamente destruído em 5 de outubro de 1897; mais de 5 mil casas foram incendiadas pelo exército.
Eduardo Vinicius , Edekeli , Lara Pereira , Jamily Lima , Sahmilis
ResponderExcluirA região caracterizada por secas cíclicas e desemprego crônico, passava por uma grave crise econômica e social. Milhares de sertanejos e ex-escravos partiram para Canudos, cidade liderada pelo peregrino Antônio Conselheiro, unidos na crença numa salvação milagrosa que pouparia os humildes habitantes do sertão dos flagelos do clima e da exclusão econômica e social. O governo Republicano acreditava estar ali, um líder do povo que tentava restabelecer a Monarquia através da Revolta dos Canudos, como também ficou conhecida a Guerra de Canudos. O conflito de Canudos mobilizou aproximadamente doze mil soldados oriundos de dezessete estados brasileiros, distribuídos em quatro expedições militares. Em 1897, na quarta incursão, os militares incendiaram o arraial, mataram grande parte da população e degolaram centenas de prisioneiros. Estima-se que morreram ao todo por volta de 25 mil pessoas, culminando com a destruição total da povoação.
Antônio Conselheiro foi um líder social brasileiro, liderava o arraial de Canudos (um pequeno vilarejo no Sertão da Bahia), dizia ser monarquista e criticava violentamente a República recém- proclamada, Conselheiro desempenhava mais o papel religioso do que político, sua postura era oposta a República.
ResponderExcluirDevido a diversos fatores econômicos, geográficos, raciais e históricos; a população miserável abandonada pelo governo, foi ficando cada vez mais isolada, facilitando assim o surgimento do misticismo e fanatismo religioso.
Dentre o conflito da época, desperta em Conselheiro o desejo de refugiar- se com o seu povo, escolhendo assim uma fazenda abandonada à beira do rio Vaza- Barris, rebatizam o local como Belo Monte.
Em 1896, o governo estadual organiza a primeira expedição, que em 1897 destroem Canudos.
Colégio Estadual Virgílio Francisco Pereira - 3º A
Taíse, Nataliny, Viviane, Rebeka, Damiana e Jamile A.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirAntônio Conselheiro tinha ideias revolucionários em prol de ajudar o povo sertanejo a livrar - se dos maltratos e trabalhos quase escravos que eram submetidos pelos senhores daquela época, defendia a volta do regime monárquico e alegava que a república não iria ter bem algum para a sociedade. Visto como um líder religioso por uns, e líder político por outros, ele mesclava características de ambos, visando o bem em comum de todos, de uma certa forma, pode ser considerado com um caráter do socialismo , onde tudo era de todos. Ele queria partilhar com todos tudo aquilo que era produzido, visto como uma ameaça para o governo, o mesmo tomou suas medidas cabíveis para que ela futura ameaça fosse contida não lhe causando futuros problemas, que condicionou na explosão da guerra de canudos, onde Conselheiro teve papel importante liderando seu povo contra as tropas enviadas pelo governo, travando batalhas, que em seu último conflito, o governo saiu vitorioso, aniquilando a futura ameaça.
ResponderExcluirP.S: Como não achei equipe, postei meu comentário, apenas eu mesma.
Hortência Lima - 3ºA
Beatriz, Carla Milena, Matheus.
ResponderExcluirAntonio Conselheiro era um homem que para muitos era considerados messias, e isso devido a forma como ele chegou ao arraial. Tinha uma barba grande e um cajado. O arraial de canudos era um lugar de intensas batalhas, com a chegada de conselheiro, os moradores de canudos logo trataram de coloca-lo em um posto de líder, isso porque eles precisavam de uma mente mais forte, no sentido de dirigir, e condenar a população.o conselheiro tinha uma mente de gênio, pois sempre possuía responsas, e soluções para as coisas, e isso era sem dúvidas admirável, tão admirável que me pouco tempo canudos evoluiu de forma vantajosa.
Brunna, Jacimaria e Ricardo Patricinio
ResponderExcluirAntonio conselheiro foi um líder espiritual,com uma grande cotidade de seguidores em busca de uma vida digna.Antônio Conselheiro chegou em 1893 a uma velha fazenda abandonada no sertão baiano e ali liderou a formação de Canudos.Logo a cidade tornou se a terceira mais da Bahia,é importante dizer que a população vivia num sistema comunitário, em que as colheitas, os rebanhos e o fruto do trabalho eram repartidos. Só havia propriedade privada dos bens de uso pessoal.Antonio Conselheiro era um homem que para muitos era considerados messias, e isso devido a forma como ele chegou ao arraial, o mesmo tinha ideias revolucionarias para ajudar o povo sertanejo se livra dos mal tratos e dos trabalhos quase escravos. Morreram por cerca de 25 mil pessoas com a destruição total da povoação.Canudos está presente em todo o país.Cem anos depois que o arraial de Antônio Conselheiro foi devastado pelas tropas do Exército,há um pouco da mesma miséria em cada favela brasileira.